Sobre Nós

A Hair School Business é um instituto de educação profissionalizante fundado em 2009 que já inseriu no mercado Fashion Hair mais de seis mil profissionais qualificados com as técnicas mais modernas de cuidados em beleza, bem estar e gestão de salões de beleza. Uma aliança entre o desenvolvimento gerencial e técnico.

Metodologia

A metodologia é regida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT utilizada como parâmetro em todo estudo cientifico, pois tem a ciência como base para dar fundamento nas pesquisas. 

Entende-se que a metodologia é o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade, sendo necessário considerar que descrever a metodologia do estudo requer amplo conhecimento sobre os diversos métodos e abordagens. (FIQUEIREDO, 2008).

Por isso o processo de ensino aprendizagem da HSB abrange e envolve os seguintes métodos:

 

- Elaboração de atividades/exercícios e trabalhos individuais e em grupos

- As aulas práticas e teóricas são divididas conforme os cursos de Nivelamento I e II, especializações nacionais e internacionais, seguindo ementas e normas pré-estabelecidas.

 

Para o bom andamento das disciplinas ministradas, o discente deverá cumprir a carga horária, realizar as atividades práticas e teóricas, conforme orientação e instrução do educador.

Evolução gradativa no processo de ensino aprendizagem ao longo de cada etapa dos cursos, vindo a ser um profissional mais qualificado fazendo com que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências nos salões e desenvolver o conhecimento de Business (gestão de negócios) que os faz competitivos no mercado de beleza.

A HSB desenvolveu uma metodologia em que todas as aulas estão conectadas entre si. Por exemplo, a aula de corte utiliza as associações dos pontos geométricos que se vinculam com as de mechas e penteados, e as aulas de mechas se unem com as de colorimetria e tricologia. Todas juntas são competências a serem a desenvolvidas para gerar receitas no salão, o que se funde com as de gestão de negócios.

 A metodologia PI do francês Raphael Perrier vem corroborar com os padrões das aulas de corte e penteado.

A chancela da OMC Word School qualifica a HSB atestando que a metodologia se enquadra em todo mundo.

O cumprimento das exigências da ISO 10015 garante o mais alto padrão de qualidade profissional dando direcionamento a padrões e controle de processos sistematizados (normatização internacional), o que remete a atender a teoria do pensamento sistêmico de Peter Senge (2013).

Peter Senge (2013) autor do Best Seller “A quinta disciplina” é um dos pensadores mais influentes em administração e liderança no mundo. Esta é a essência do modelo educacional da HSB que tem a marca ECosmetics como mantenedora.

 

REFERÊNCIA

FIQUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. Métodos e metodologia na pesquisa cientifica.- 3 ed. – São Caetano do Sul. SP. Yendis Editora, 2008.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e pratica da organização que aprende. Tradução: Gabriel Zide Neto, OP Traduções – 29ª ed. – Rio de Janeiro: Best Seller, 2013.

Missão

Difundir o conhecimento necessário para que profissionais de salões de beleza tenham uma experiência única em sua formação, capacitação e qualificação profissional através de técnicas inovadoras que possam transformar a vida destes profissionais através do mundo Fashion Hair.

Visão

Ser reconhecida internacionalmente como uma rede de educação profissionalizante focada na excelência em qualificação de profissionais do setor de beleza, que oferece a seus parceiros e clientes uma relação transparente, duradoura e sustentável, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioeconômica.

Valores

Salvação, caráter e compromisso como alicerces, a Hair School Business busca compartilhar conhecimento sobre beleza de forma respeitosa, transparente e ética, com foco na alta performance e qualidade.

Inovação

A HSB oferece cursos seguindo as Diretrizes para Treinamento da ISO 10015, uma norma que enfatiza a contribuição do treinamento para a melhoria contínua.

Com uma metodologia exclusiva e inovadora desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, os cursos da HSB trazem a oportunidade de formar, capacitar e qualificar pessoas em todos os níveis de conhecimento. Todo esse trabalho resultou num programa que agrega tópicos como Administração, Finanças, Marketing, Colorimetria, Tricologia e Química Capilar, Design de Mechas, Corte, Penteado, Maquiagem e Moda. Com todo esse conhecimento, os profissionais podem abrir seu próprio negócio ou atuar em desfiles de moda, por exemplo. 

O Mercado da Beleza

Há muito tempo que a indústria brasileira vem percebendo que o ramo da beleza é sinônimo de bons negócios. E não é para menos.

O Brasil é o terceiro mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, atrás apenas de Estados Unidos e Japão e à frente de gigantes como a China. Segundo os últimos dados disponíveis, o setor faturou 42 bilhões de dólares no país só em 2012, o que representa um crescimento de 87% desde 2007. São cerca de 5,7 milhões de pessoas empregadas nesse setor e um crescimento anual de 10%.

Diante deste cenário, é fundamental que o empresário do segmento de beleza invista em inovação e na conquista de novos clientes. Por isso a Hair School Business apostou no mercado de capacitação profissional e tornou-se uma franquia promissora. 

As necessidades de um cabeleireiro

A profissão de cabeleireiro é muito complexa. Como todas as profissões relacionadas à moda, é necessário questioná-la quase permanentemente para o bom funcionamento do salão de cabeleireiro.

Conhecer a história dos penteados é também primordial, simplesmente porque moda é um eterno recomeço.

Saber situar as grandes épocas é essencial e servirá ao longo de toda a sua carreira. O penteado com ondas, ultra tendência dos anos 20, é um perfeito exemplo. Ele desaparece para voltar periodicamente ao centro da cena.

O conhecimento das ferramentas, do material e dos produtos para seu uso é fundamental para adquirir uma técnica e uma rapidez de execução sem falhas.

O cabeleireiro deve igualmente dominar perfeitamente a seu respeito: o cabelo, sua constituição, sua anatomia e suas diferentes técnicas para poder modificá-lo.

Fonte: metodologia PI by RP

A mais bela profissão do mundo

Ser cabeleireiro é a mais bela profissão do mundo e é também uma das profissões mais difíceis. Para iniciar bem, eis as competências e aptidões com as quais você deve contar:

- Ser persistente! Você fará algumas vezes jornadas de 7 horas no início, sem contar o atropelo contínuo, muito difícil de lidar sobretudo no início de sua carreira.

- Estar em boa saúde e não ter problemas respiratórios nem problemas de alergia, que poderiam por fim à sua carreira.

- Estar muito disponível, sobretudo para escutar seus clientes.

Fonte: metodologia PI by RP 

Os 5 sentidos

Visão: para captar o visual, a característica, igualmente ver os gestos intuitivos de seus clientes.

Audição: como todo bom vendedor, um bom cabeleireiro é aquele que sabe escutar, compreender e interpretar as solicitações de seus clientes.

Fala: fazer-se compreender, repetir, validar sua ideia de penteado antes de iniciar, mas também propor. A comunicação o ajudará a vender e fidelizar sua clientela.

Olfato: você sentirá e fará a clientela sentir os perfumes delicados dos shampoos e dos tratamentos capilares. Você será sensível e algumas vezes afetado pelos fortes cheiros de certos produtos técnicos.

Tato: insubstituível, sua mão determinará o penteado do sonho de seus clientes. Ela permitirá você sentir a porosidade, a qualidade, a espessura e a resistência da fibra capilar. A mão de seu cliente determina a você os desejos do cliente em relação ao volume e ao comprimento por conta de seus “gestos intuitivos”.

Fonte: metodologia PI by RP